Home / Notícias / Cirurgia bariátrica na terceira idade: é possível realizar o procedimento após os 60 anos?

Cirurgia bariátrica na terceira idade: é possível realizar o procedimento após os 60 anos?

A preocupação com a saúde e com o bem-estar é algo que ultrapassa qualquer barreira de idade. A obesidade, por exemplo, problema recorrente em 55,7% dos brasileiros (segundo dados do Ministério da Saúde), é uma realidade que afeta homens e mulheres de todas as idades.

“A expectativa de vida da população brasileira aumentou na última década e junto com ela, houve um aumento também no índice de obesidade entre os idosos”, explica o cirurgião bariátrico Thales Delmondes Galvão.

Um levantamento feito no ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), mostrou que 13,5% dos pacientes que esperavam pela cirurgia tinham 60 anos ou mais (média de 65 anos) e apresentavam, em média, três comorbidades.

É o caso da apresentadora Mamma Bruschetta, de 70 anos, que revelou recentemente que irá realizar a redução de estômago em breve. Ela, que atualmente pesa 130 quilos, tem o objetivo de ficar mais saudável, e espera melhorar a sua disposição e mobilidade para realizar as tarefas do dia dia.

Avaliação médica

O procedimento é liberado para pessoas acima dos 60 anos, contudo, o paciente deve ser avaliado com alguns critérios diferenciados. “Devemos ser mais cautelosos com pacientes dessa faixa etária, já que estão mais vulneráveis a certos tipos de doenças. O critério de avaliação, inclusive, deve ser maior para qualquer tipo de cirurgia, e não só com a bariátrica”, explica Dr. Thales.

O limite de idade para a cirurgia bariátrica, no entanto, vem aumentando. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB), um comparativo vem sendo realizado nos últimos dez anos, levando em conta a expectativa de vida dos pacientes e o número de casos de obesidade – 16% das mulheres com mais de 65 anos e quase 9% dos homens a partir da mesma idade são obesos graves.

Critérios para indicação

Fica a critério de cada médico a avaliação individual de pacientes mais velhos, considerando os riscos e os benefícios de cada caso. No entanto, de acordo com o Dr. Thales, em grande parte das situações os benefícios são maiores do que os malefícios.

“Os resultados em termos de perda de peso, solução de doenças associadas e índice de complicações acabam sendo semelhantes aos da população mais jovem”, explica o médico.

Durante a avaliação, deve haver uma conversa entre o profissional e o paciente para decidirem o método mais apropriado. De acordo com o cirurgião, os benefícios do procedimento devem ser estudados com mais profundidade e a equipe multidisciplinar no processo se torna ainda mais importante.

“Entre os requisitos para a indicação ou não da cirurgia bariátrica no idoso, deve ser levado em conta o quanto o emagrecimento pode contribuir para a melhoria dos aspectos funcionais do paciente”, finaliza Dr. Thales.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes