Home / Notícias / Conheça os tipos mais comuns de lesões em atletas amadores, como evitá-las e tratá-las.
Woman suffering from lower back pain. Portrait of injured unhappy fit young beautiful woman sitting in sports club, touching her back after working out in class, suffering from backache, feeling pain, full length, side view

Conheça os tipos mais comuns de lesões em atletas amadores, como evitá-las e tratá-las.

O Dr. Rodrigo Vetorazzi, ortopedista do Hospital Albert Sabin, fala sobre as mais diversas lesões que acometem os atletas amadores.

Cada vez mais comum entre a população, a prática esportiva é fundamental para manutenção de uma vida saudável. Porém, a falta de informação para realização de atividades físicas e a busca por resultados cada vez melhores e mais rápidos, podem levar a lesões.

“Felizmente, as lesões mais comuns são as mais leves, como as musculares, câimbras, tendinite, bursite e entorses. Contudo, tanto o indivíduo que frequenta a academia três vezes na semana quanto o corredor que disputa uma ou outra corrida no mês, estão sujeitos a lesões mais graves, como fraturas por estresse, lesões ligamentares graves, luxações e rotura muscular”, explica o Dr. Rodrigo Vetorazzi, médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo (HAS).

Passar por avaliações médicas, físicas e posturais, fazer um bom aquecimento antes de qualquer prática esportiva, manter uma rotina de descanso, respeitar os limites do corpo e usar calçados e roupas adequados podem ajudar a evitar essas desagradáveis lesões. “Caso, mesmo tomando todas as precauções, o atleta se lesione, o mais importante é, a partir da avaliação dos sintomas, fazer o diagnóstico da lesão quanto a sua classificação, como local, tipo e grau, para então começar com o tratamento com os especialistas corretos, geralmente ortopedistas e fisioterapeutas.” diz o Dr. Vetorazzi.

Abaixo, das lesões mais comuns em atletas amadores:

  • Câimbra – contração dolorosa e involuntária de um músculo ou grupo muscular, geralmente ocasionada por esforço intenso, desidratação ou perda de eletrólitos.
  • Lesão muscular – lesão da fibra muscular geralmente associada ao estiramento excessivo;
  • Contusão – lesão ocasionada por trauma direto de objeto sobre a pele, sem que haja ferimento externo;
  • Entorse – lesão articular ocasionada por trauma indireto no local, causando lesão ligamentar ou da cápsula articular;
  • Tendinite – inflamação de um ou grupo de tendões;
  • Bursite – inflamação da Bursa, bolsa que reveste as articulações, principalmente no ombro, quadril, joelho e cotovelo;
  • Luxação – perda da congruência de uma articulação. O termo é utilizado erroneamente para definir lesões e contusões leves, porém, é uma lesão grave e com necessidade de tratamento, geralmente cirúrgico, de urgência;
  • Fratura – quando ocorre rotura da arquitetura óssea. A fratura por estresse ocorre por microtrauma de repetição devido ao esforço intenso e repetido em um membro ou articulação, sem que haja tempo hábil para reparação.
  •  

“No mais, além dos cuidados já citados, é de extrema importância o atleta amador dispor de orientação profissional especializada, como ortopedista, médico do esporte, educador físico e fisioterapeuta”, finaliza o Dr. Rodrigo.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes. 

Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes. 

Serviço

Endereço Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento (11) 3838 4655 Site http://www.hasabin.com.br

Convênios atendidos

ACM SÃO PAULO – ALLIANZ SAÚDE – AMEPLAN – APCEF – AXA ASSISTANCE – BRADESCO SAÚDE – BRASIL ASSISTÊNCIA – CAASP – CABESP – CAU/SP – CARE PLUS – CENTRAL NACIONAL UNIMED – CET – CRECI/SP – CRUZ AZUL SAÚDE – FUNDAÇÃO CESP – GAMA SAÚDE – GEAP SAÚDE – GRUPO NOTRE DAME INTERMÉDICA – GOLDEN CROSS – LIFE EMPRESARIAL SAÚDE – MEDISERVICE – OAB – PLASAC – PORTOMED – PORTO SEGURO – SANTAMÁLIA SAÚDE – SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – SBC SAÚDE – SEPACO – SIND. DAS BORRACHAS – SISTEMA TOTAL DE SAÚDE – SOMPO SAÚDE – SULAMÉRICA – UNIMED FESP – UNIMED SEGUROS

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes