Home / Notícias / Especialista dá 5 dicas para reduzir inchaço nas pernas

Especialista dá 5 dicas para reduzir inchaço nas pernas

Falta de circulação nas pernas pode provocar doenças como varizes e trombose.

É muito comum que pessoas que ficam paradas por um longo período na mesma posição reclamem de inchaço nas pernas. Em algumas profissões, como motoristas, por exemplo, ficar sentado por muito tempo pode provocar problemas de circulação e retenção de líquidos nas pernas e pés, ocasionando dores, inchaços e doenças como varizes e trombose.

Segundo Dr. Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, há o risco de aparecerem doenças vasculares, porque a circulação fica inativa, possibilitando a formação de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue na região das pernas.

“A ativação da circulação sanguínea local é essencial para evitar que problemas vasculares apareçam, como dores, sensação de peso, inchaços e criação de vasos”, explica o especialista.

Doutor Jamil elenca cinco dicas para evitar o inchaço e o desenvolvimento de enfermidades:

1. Tenha uma boa alimentação — uma rotina alimentar saudável e equilibrada pode evitar o acúmulo de gorduras e líquidos, além de beneficiar o funcionamento correto do corpo.

2. Hidrate-se — é importante manter-se hidratado, tomando bastante água ao longo do dia. Isso contribui para o bom funcionamento dos rins e previne o acúmulo de impurezas no organismo.

3. Evite o consumo de álcool e cigarro — as bebidas alcoólicas e o cigarro prejudicam o organismo, pois há um excesso de substâncias nocivas, que podem promover uma série de doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, problemas hepáticos, entre outros.

4. Pratique atividade física regularmente –– a natureza de nosso corpo é estar em movimento, portanto, é essencial praticar, sempre que possível, atividades físicas, como caminhadas. Isso vai ajudar a manter a circulação sanguínea, evitar o acúmulo e a criação de vasos sanguíneos nas pernas, e estimular os músculos. Além disso, o exercício ajuda a eliminar impurezas do organismo.

5. Utilize meias ou canelitos de compressão graduada — a compressão graduada atua com mais intensidade no tornozelo e menor intensidade no sentido da coxa, promovendo o direcionamento correto do fluxo venoso. Com isso, podemos observar uma nítida melhora na circulação sanguínea e evitar a sensação de pernas pesadas e cansadas.

SIGVARIS GROUP participa do 43º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular

Com o objetivo de apoiar a pesquisa, estudos científicos e educação continuada, a SIGVARIS GROUP participará do 43º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, em Recife (PE). O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) de Pernambuco, com apoio da SBACV nacional e as demais regionais.

Entre as diferentes ativações que a empresa realizará durante o evento, destaque para o Simpósio SIGVARIS GROUP, com o tema Diretrizes internacionais: recomendações e comparação entre diferentes nações.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil

Confira quais são as causas e como combater esse problema Celebrado anualmente em 03 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *