Home / Sem categoria / Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?

Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?

A internet tem sido cada vez mais utilizada como fonte de pesquisa e meio de comunicação quando o assunto é saúde, fato devido, principalmente, por ser instrumento de fácil acesso, conveniente e anônimo. 

A democratização possibilitada pela internet ao acesso à informação constitui ganho fundamental para a sociedade e pode se tornar poderoso instrumento à prevenção de doenças e promoção da saúde. 
Entretanto, para que isso ocorra, faz-se preciso considerar três questões: 

  • A qualidade das informações; 
  • A forma como são apresentadas ao público leigo
  • A seriedade dos autores do site ou o condicionamento das informações disponibilizadas aos interesses econômicos e pessoais do autor.
Este artigo pretende avaliar o impacto, sobre a relação médico-paciente, das informações disponíveis na internet. Foram aplicados questionários para 221 pacientes e 84 médicos, seguidos de análise descritiva dos dados, bem como incluídos pacientes com fácil acesso à internet e médicos que os atendem. 
A pesquisa, feita pelo paciente, muitas vezes resultou em pacientes melhor informados. 
Relevante número de pacientes se sentiu preocupado pela falsa impressão de portar males descritos na internet. Alguns recorreram à automedicação, modificação da prescrição médica ou, mesmo, à troca de profissional. 
Não é infrequente ocorrer prejuízo ao tratamento e à relação médico-paciente relacionado às informações obtidas e seu entendimento pelo paciente. 
Conclui-se que ao potencial “iatrogênico” da internet se contrapõe sua capacidade de difundir importantes informações à população. 
A certificação de sites por entidade reguladora, gerando qualidade de informação e menor “iatrogenia”, associada à orientação, poderia ser útil para aperfeiçoar a relação médico-paciente.

Elisa Quaresma Coelho, Augusto Quaresma Coelho, José Eduardo Dias Cardoso

Pesquisa publicada na Revista Bioética 
Leiam a publicação 

Contribuição: Dr. Marcos Renato de Carvalho “Portal para o Universo da Amamentação”

www.aleitamento.com

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas