Home / Notícias / Joinville recebe 6º Simpósio Brasileiro Regional de Esclerose Múltipla

Joinville recebe 6º Simpósio Brasileiro Regional de Esclerose Múltipla

A cidade de Joinville (SC) recebe, no dia 14 de maio, o 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla – BCTRIMS Sul 2016. O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), reunirá cerca de 160 participantes, entre médicos, residentes, estudantes de medicina e profissionais da área da saúde, e tem como objetivo prover a atualização científica sobre o diagnóstico e tratamento da E.M e da Neuromielite Óptica.

O simpósio, que tem início às 7h30 e se estende até às 18h, terá em sua programação palestras como a “Importância da Neurofisiologia no diagnóstico e acompanhamento da E.M” e “Terapias Orais para o tratamento da doença”, ministradas pelos médicos neurologistas Dr. Rinaldo Claudino e Dr. Henry Sato, respectivamente. Um bloco de palestras será destinado para fomentar a discussão sobre a Neuromielite Óptica e contará com a participação do neurologista Dr. Marco Aurélio Lana-Peixoto.

A E.M. acomete cerca de 2,3 milhões de pessoas no mundo¹ e é uma doença neurológica inflamatória crônica² em que células do próprio sistema imunológico atacam a mielina, revestimento dos neurônios. A enfermidade pode causar diversos sintomas, como fadiga, tremores, alterações cognitivas e visuais, desequilíbrio etc., dependendo da área do cérebro que foi afetada³. “A doença é erroneamente associada a idosos. Porém, a E.M é mais comum em mulheres jovens, por volta dos 30 anos. Quanto aos sintomas, eles demoram horas ou até alguns dias para se instalarem. Muitas vezes, o paciente não procura ajuda médica para a enfermidade, achando que é apenas uma crise de estresse”, afirma o neurologista Jefferson Becker, presidente do BCTRIMS.

Após o término do 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla, será realizado um encontro entre médicos, pacientes com E.M e familiares, a fim de discutir as dúvidas mais frequentes sobre a doença. “A decisão de realização deste momento interativo surgiu da solicitação de alguns pacientes com interesse em participar do simpósio. Percebemos então, que deveríamos envolvê-los no evento, assim como já tinha sido feito em outros Simpósios realizados pelo BCTRIMS” informou a Neuropsicopedagoga Áudred C. B. Eboni, que está envolvida na organização do encontro.

Cerca de 60 participantes pré-cadastrados são esperados e o bate-papo será liderado pelas médicas neurologistas Mônica Parolin e Yara Fragoso. “Nesse encontro, os convidados poderão fazer perguntas às especialistas e terão contato com explicações sobre diagnósticos, tratamentos e novas terapias disponíveis no mercado”, salienta o Dr. Marcus Vinícius M. Gonçalves, coordenador do Simpósio Regional BCTRIMS Sul.

Para mais informações, acesse http://www.bctrims.com.br/.

Serviço:
Evento: 6º Simpósio Regional de Esclerose Múltipla – BCTRIMS Sul 2016
Data:14 de maio de 2016
Horários: das 7h30 às 18h00
Local: Bourbon Joinville Business Hotel
Endereço: R. Visconde de Taunay, 275 – Centro, Joinville – SC, 89201-420

Evento: Encontro de Pacientes e Familiares
Data:14 de maio de 2016
Horários: das 18h30 às 20h
Local: Bourbon Joinville Business Hotel – Sala Tulipa
Endereço: R. Visconde de Taunay, 275 – Centro, Joinville – SC, 89201-420
Para participar: O paciente deverá encaminhar um e-mail para bctrims_sul_joinville2016@yahoo.com.br com o nome completo dos participantes, demonstrando o seu interesse.

bctrims

Fonte: Maxpress

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil – entenda como

Figurando há anos como uma das principais causas de morte no país, o acidente vascular …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas