Home / Notícias / Nestlé lança calculadora que indica a porcentagem de açúcar nos produtos e receitas caseiras

Nestlé lança calculadora que indica a porcentagem de açúcar nos produtos e receitas caseiras

Ferramenta online mede a ingestão do ingrediente e compara com as orientações de consumo diário.

A Nestlé acaba de lançar uma calculadora que permite saber quanto do total da recomendação diária* de açúcar está sendo ingerido em produtos, receitas ou adicionado a bebidas, e dá dicas para que cada pessoa faça boas escolhas alimentares, ajudando a ingerir o nutriente de forma equilibrada.

Ao acessar o site do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, basta selecionar a ferramenta de cálculo da quantidade de açúcar. O internauta será direcionado à uma página específica, com navegação intuitiva, que ajuda a traduzir a informação de açúcares descrita no alimento para facilitar o entendimento do que se está consumindo.

“A grande funcionalidade da ferramenta é mostrar quanto da recomendação diária de açúcar já é atendida com o alimento, receita ou produto que está sendo ingerido”, ressalta a gerente de Nutrição da Nestlé Brasil, Juliana Lofrese.

A calculadora de açúcar é uma das iniciativas do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, que traz vídeos, artigos, história sobre a jornada de nutrição da Nestlé e que tem como objetivo informar e dar autonomia ao consumidor para que tenha visão crítica e faça escolhas mais conscientes. No ano passado, a companhia lançou a versão da calculadora de sódio, com o mesmo raciocínio da ferramenta de açúcar, e que pode ser consultada no mesmo site.

“Diminuir os ingredientes que a população consome em excesso e estimular as pessoas a realizarem escolhas conscientes são prioridades para a companhia e reiteram nosso compromisso de transparência com a sociedade”, complementa Juliana. Cabe destacar que nos últimos cinco anos, a companhia reduziu mais de 14 mil toneladas de açúcares de seus produtos, e tem o compromisso de reduzir mais 5% até 2020.

Jornada de renovação e inovação do portfólio

Em 2018, a Nestlé lançou Nescau Max Cereal, uma opção de achocolatado sem adição de açúcares e adoçantes, que utiliza extrato de cereais (malte e cevada), o que potencializa o dulçor dos próprios ingredientes. Também na linha de cereais, o matinal Nescau 4 Grãos foi lançado em 2018 com 51% menos açúcares. Além disso, a companhia colocou nas gôndolas a versão de Mucilon sem adição de açúcares e as bebidas vegetais de arroz e aveia Nesfit adoçadas pelos próprios ingredientes (sem adição de açúcares e adoçantes).

A redução de açúcar também envolve as demais categorias, inclusive a de chocolates. Também no ano passado, foram lançadas novas versões de Kit Kat, Prestígio, com menores quantidades de açúcar, e de Baton Extra Milk, que traz o leite como ingrediente como principal, chegando a 34,6% na composição final – 28% a mais que na versão tradicional do produto.

A Nestlé vem, ainda, reduzindo outros ingredientes sensíveis à saúde, como gorduras saturadas e sódio. Já foram retirados dos produtos mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e 300 toneladas de sódio.

Fonte: FSB Comunicação

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Nova gestão do Ministério da Saúde irá ampliar o diálogo, a participação social e revela as prioridades recomendadas para 2023

Perspectiva para a saúde em 2023, é tema debatido durante a 337º Reunião Ordinária do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes