Home / Notícias / Reeducação alimentar pós-bariátrica: as principais dúvidas dos pacientes

Reeducação alimentar pós-bariátrica: as principais dúvidas dos pacientes

Cirurgião do aparelho digestivo esclarece os pontos mais importantes sobre a nutrição depois da operação de redução do estômago.

Um dos pilares do bom processo de recuperação da cirurgia bariátrica é a dieta adotada dali por diante – a operação não é resolutiva se não houver uma mudança no estilo de vida, com novos hábitos alimentares e comportamentais que devem ser mantidos para sempre.

“O paciente deve entender muito claramente que o cuidado com a nutrição é indispensável, uma vez que a quantidade e os tipos de alimentos permitidos serão limitados, e que uma reeducação alimentar deverá fazer parte de sua rotina.

O auxílio de um nutricionista na equipe multidisciplinar de acompanhamento no pós-operatório é fundamental”, explica o cirurgião do aparelho digestivo especializado em cirurgia bariátrica Thales Delmondes Galvão.

O especialista, que realizou mais de três mil procedimentos nos últimos dez anos, esclarece a seguir as dúvidas mais frequentes dos pacientes após a cirurgia bariátrica.

Quais são os hábitos alimentares mais importantes depois de fazer uma cirurgia bariátrica?

  • Mastigar lentamente, com intervalo entre as porções ingeridas;
  • Não ingerir líquidos durante as refeições;
  • Fazer lanches entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar);
  • Sentar para se alimentar e se concentrar em cada refeição, que deve ser feita sem distrações como o smartphone ou a TV ligada;
  • Ingerir um mínimo de 2 litros de água por dia;
  • Evitar alimentos ricos em gorduras e açúcar;
  • Evitar doces, balas e chocolates;
  • Evitar frituras, maionese e molhos gordurosos (como o molho branco e os molhos de queijo);
  • Ingerir baixa quantidade de produtos dietéticos como doces, balas, pães, biscoitos e massas, pois eles também engordam se consumidos em excesso.

Sempre é preciso fazer suplementação nutricional no pós-bariátrica?

Não. Nas consultas de retorno com o especialista em nutrição serão avaliadas as necessidades do paciente para prevenir deficiências, e a suplementação só será colocada em prática se algum exame indicar sua necessidade.

Na rotina da semana é fácil manter a dieta, mas o fim de semana é um desafio nesse sentido.

Como controlar a alimentação no sábado e no domingo?

A mudança de rotina do fim de semana realmente requer cuidados para fugir do exagero e das tentações. No café da manhã, prefira sucos de frutas naturais sem açúcar, pães integrais recheados com opções magras (como queijo branco e peito de peru light), iogurte ou leite desnatado, frutas e cereais.

No almoço e no jantar, fique atento à quantidade de alimentos que vai ao prato – não deixe o bate-papo e a descontração lhe distraírem. Se for comer massa, opte pelas menos calóricas, sem recheio e com molho de tomate ou à bolonhesa; evite molho branco e molhos de queijos. O melhor jantar é leve, com saladas, arroz integral e carne. Para finalizar as refeições, faça das frutas suas sobremesas, e não os doces.

É permitido consumir bebidas alcoólicas na recuperação da bariátrica?

A ingestão de álcool é proibida nos primeiros seis meses após a cirurgia. “O álcool pode danificar mucosas estomacais e intestinais, o que atrapalha a absorção de nutrientes importante para o organismo nessa etapa”, justifica o cirurgião.

Passado o primeiro semestre, o vinho pode ser consumido em pequenas quantidades de vez em quanto. Cervejas e quaisquer bebidas gaseificadas não são recomendadas, pois o gás pode causar incômodos e dilatar o estômago, prejudicando o resultado da cirurgia bariátrica.

Por que é preciso fazer uma dieta líquida nos dias seguintes à cirurgia bariátrica?

Este cuidado pós-operatório ajuda o cérebro a “limpar” as lembranças dos sabores dos alimentos não saudáveis (como os industrializados) e a se acostumar com as novas experiências do paladar.

Dois litros de água por dia não é muito para quem fez redução de estômago?

Não é muito, e esta é a recomendação médica para a hidratação, como afirma o Galvão: “A água evita a desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias das pernas e no intestino. Além disso, um paciente de bariátrica bem hidratado tem menos risco de ter pedras nos rins e na vesícula e mantém a pressão arterial controlada.”

O que muda é a forma como o líquido deve ser ingerido: em vez de beber grandes quantidades de água algumas vezes por dia, a pessoa deve beber pouca água várias vezes por dia até completar os dois litros. Isso causa menos desconforto e respeita os limites de um estômago menor.

Dr. Thales Delmondes Galvão é membro titular da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), membro da IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders) e especialista em laparoscopia pela Sobracil (Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes