Home / Notícias / Saiba porque a queda nos níveis de testosterona compromete a saúde

Saiba porque a queda nos níveis de testosterona compromete a saúde

O declínio hormonal nos homens é, de fato, um dos sinais do envelhecimento, que vem acompanhado de sintomas como a queda no desempenho físico, sexual, depressão etc. Se não houver tratamento, existe o risco de osteoporose. Extrato vegetal é opção eficaz para ajudar a aumentar a sua produção.

Poucas pessoas sabem, mas, com o passar do tempo, os homens também experimentam modificações hormonais significativas, como o declínio de testosterona, com impacto direto na vitalidade, energia, autoestima e até na pele, como ressalta a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora científica da Pharmapele. A deficiência da produção do hormônio masculino afeta 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, nos homens com 80 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Mas é possível que haja queda desse hormônio na faixa etária entre 30 e 40 anos, com diminuição a partir de 1% ao ano, dependendo do quadro.

Dr. Antonio Mesquita Junior, endocrinologista do Recife, explica que a deficiência de testosterona pode se manifestar clinicamente por diversos sintomas, desde sexuais até situações que envolvem o estado físico, neural e desempenho mental. “Também podemos observar sintomas psicológicos [depressão, ansiedade, irritabilidade, flutuação de humor, dificuldade de concentração, queda de autoestima e autoconfiança]. É muito importante buscar tratamento, pois esse declínio prejudica a vida sexual, por haver diminuição da libido e capacidade de ter ereções”, afirma.

O especialista ressalta que a diminuição do hormônio também provoca redução da massa e força muscular do homem. ” Ao mesmo tempo, existe a tendência de acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, a deficiência de testosterona sem tratamento pode levar à osteoporose de origem hormonal de forma precoce”, alerta. Esse quadro ocorre por causa, justamente, dessa perda de massa óssea.

Como aumentar os níveis?
De acordo com o dermatologista, alguns hábitos ajudam a aumentar a produção adrogênica, como manter qualidade de sono, alimentação balanceada e rica em raízes, além de musculação e exercícios físicos frequentes. “Também enfatizo a importância da atividade sexual regular, pois estimula bastante as gônadas [glândulas que produzem hormônios sexuais]”, complementa. E aliado a essas práticas, o especialista ressalta a importância e necessidade de utilizar ativos com componentes que auxiliam a elevação do nível da testosterona livre.

Para contornar esse quadro, a rede Pharmapele disponibiliza o Testofen®, um extrato vegetal proveniente das sementes de feno-grego (planta medicinal), padronizado em 50% de saponinas (ajuda no aumento de produção hormonal). “O produto apresenta resultados significativos, comprovados cientificamente”, destaca a diretora científica da marca. O endocrinologista também concorda que o extrato vegetal pode ser incluído nas indicações e tratamentos para reverter esse declínio hormonal, pois contribui para otimização do índice de testosterona livre no organismo.

Estudos com 60 voluntários, que utilizaram o Testofen®, atestaram o aumento em 100% nos níveis do hormônio e sem efeitos colaterais, de acordo com artigos científicos publicados pelo Journal of Sport and Health Science. O estudo também verificou aumento quanto à massa muscular e substituição da gordura corporal por massa magra. Os participantes utilizaram o produto durante oito semanas.

Fonte: Maxpress

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes