Home / Eventos / X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde

X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde

X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde

Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1948, a carta inclui artigos que traduzem ideais e valores em defesa da vida humana, destacando a liberdade, a autonomia, a justiça e a dignidade de todas as pessoas, sendo adotada por todos os países membros. Para celebrar o septuagenário da afirmação dos direitos humanos no mundo, o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) realizará, de 10 a 12 de dezembro, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever até 9 de dezembro.

Link de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemCpA4qg3cXi3kb9G0-qXyJpnXLGXS_75TjKq4L82Tbnddgw/viewform?usp=send_form

O seminário contará com a participação do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, da deputada federal eleita, Talíria Petrone, e do Embaixador Celso Luiz Nunes Amorim. Segundo a coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros, diante do acirramento dos ataques aos direitos humanos vistos em diversas partes do mundo, especialmente no Brasil, o Seminário terá como foco a reflexão sobre os desafios impostos pelo atual cenário para os direitos humanos no país, em particular suas repercussões no campo da saúde, e as perspectivas para o futuro. “Refletir sobre os direitos humanos é também refletir sobre a própria democracia”, defendeu Maria Helena. Em breve, a programação do Seminário será divulgada na íntegra.

O evento, que necessita de inscrição prévia, será realizado em parceria com diversas instituições, incluindo o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que em 28 de novembro, realizou Seminário sobre o tema, e contou com a participação da coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros, entre outros convidados.

Sobre os direitos humanos:

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Esse ano, as Nações Unidas vem realizado ações internacionais envolvendo os países membros e uma campanha na internet, em que pessoas de diferentes lugares do mundo divulgam os artigos da Declaração.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Nova gestão do Ministério da Saúde irá ampliar o diálogo, a participação social e revela as prioridades recomendadas para 2023

Perspectiva para a saúde em 2023, é tema debatido durante a 337º Reunião Ordinária do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes