Home / Utilidade Pública / Crie um site gratuito para sua ONG

Crie um site gratuito para sua ONG

Uma ONG (Organização Não Governamental) é uma entidade sem fins lucrativos criada para defender uma causa específica.

Os trabalhos de comunicação de uma ONG incluem divulgar seus objetivos, suas atividades, comunicar-se com seus colaboradores, recrutar voluntários e angariar doações entre outras tarefas.

Um site próprio é uma ótima ferramenta para maximizar a comunicação de uma entidade, permitindo centralizar o trabalho realizado em diversas redes sociais, indexar seus conteúdos nos mecanismos de busca e criar links com outras atividades relacionadas.

Neste artigo vou dar dicas básicas de como você pode estruturar a comunicação da sua ONG, criar um site para te auxiliar em todas essas tarefas e te indicar alguns serviços digitais que podem te ajudar na divulgação e captação de recursos da sua causa.

Domínios específicos para ONGs

Domínios internacionais terminados em .org e nacionais terminados em .org.br foram criados especificamente para ONGs.

Você pode adquirir um domínio .org diretamente no WordPress.com ou um domínio .org.br no Registro.br e depois direcioná-lo para o seu site no WordPress.com.

Para obter um domínio .org.br você precisará enviar ao Registro.br documentação que comprove a natureza da instituição não governamental sem fins lucrativos. Ou em outras palavras sua ONG já deve estar devidamente registrada com estatuto e CNPJ.

Você também pode obter um domínio gratuito terminado em wordpress.com, porém sugiro que você use um domínio .org ou .org.br, é um custo pequeno que vai trazer muito mais credibilidade a sua ONG.

site_mobile1.jpg

Um layout acessível no mobile

Cerca de 60% dos brasileiros usam internet atualmente apenas em dispositivos móveis como celulares e tablets. Ter um layout responsivo, que se adapta automaticamente a qualquer tipo de tela, é fundamental para a sobrevivência de um site moderno.

Os temas de negócios do WordPress.com, indicados para empresas e organizações, possuem um layout leve e organizado que vai simplificar o acesso dos seus visitantes tanto via desktop quanto através de celulares. Existem temas gratuitos como IxionKaruna e Twenty Seventeen e temas premium como PerennialCarbon e Pena.

Ixion.png

Personalize seu site de acordo com a sua causa

Quanto mais específica for a sua causa mais engajamento você conseguirá da sua audiência. Por exemplo, ao invés de uma ONG de “Defesa dos animais” prefira criar uma ONG para promover a adoção de “cães abandonados no Parque Ibirapuera”.

Com uma ONG mais direcionada é possível encontrar pessoas mais sensíveis a causa, pois com mais detalhes é mais fácil gerar identificação. Causas específicas também facilitam a busca por voluntários que estejam mais próximos geograficamente do local de atuação, ou pelos menos tenham uma ideia mais clara de onde as ações da ONG acontecem.

Além disso o layout do seu site precisa estar de acordo com a causa que você defende. No artigo Como personalizar o layout do seu blog no WordPress.com eu explico como você pode alterar o título do site, as cores, as fontes e a imagem de cabeçalho.

Para destacar as suas redes sociais basta seguir as instruções no artigo: Widget para ícones de mídias sociais. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são algumas das redes sociais recomendadas para uma ONG trabalhar sua comunicação.

E para personalizar sua página inicial basta seguir o passo-a-passo desse artigo do suporte: Configurar uma página estática “Início” (página inicial).

site_itens1

Principais páginas para o site de uma ONG

Para melhorar a comunicação da sua ONG recomendo que você tenha as seguintes páginas no seu site:

  • O que fazemos – Qual é a sua causa? Inclua fatos, vídeos e fotos que mostrem a profundidade do problema.
  • Quem somos – Contar a história de fundação da ONG e adicionar uma foto e mini-bio de cada um dos responsáveis pode ajudar a passar credibilidade. Se uma organização é dedicada a um assunto e se propõe a resolvê-lo as pessoas esperam que especialistas daquele tema trabalhem na administração da ONG.
  • Voluntários – De que tipos de voluntários a ONG precisa? Especifique as funções necessárias, quais as atribuições de cada função e descreva quais são os conhecimentos exigidos. Algumas causas precisam de profissionais com grande conhecimento de uma área específica, voluntariado não é sinônimo de amadorismo. Crie um formulário para cadastro dos seus voluntários.
  • Doações – Nessa página você vai explicar as diferentes maneiras de ajudar a ONG, com doações financeiras, materiais ou parcerias de serviços. Deixe botões de doação disponíveis (usando Paypal ou PagSeguro), formulários para oferecer doações de objetos ou parcerias e outras opções de ajuda como crowdfunding para projetos pontuais ou apoio financeiro recorrente (usando Juntos.com.vcUnlock ou Benfeitoria).
  • Eventos e Ações – Seja organizando uma festa ou mutirão, ter um calendário de eventos e ações da ONG sem dúvida ajuda muito a mobilizar pessoas. Vale a pena criar os eventos no Facebook e pedir que os atuais voluntários usem essas oportunidades para convidar e recrutar novos voluntários. Após as ações disponibilize no site vídeos e fotos para documentar o que aconteceu, isso também serve como uma prestação de contas para os doadores saberem o que está sendo feito com as doações.
  • Depoimentos – Você pode tanto criar uma página à parte para os depoimentos ou disponibilizar comentários nas páginas “O que fazemos” e “Voluntários”. A ideia é disponibilizar publicamente depoimentos de pessoas que foram beneficiadas pelo trabalho da ONG e/ou de pessoas que trabalharam nas ações da ONG.
  • Pesquisas – Aqui vale tanto pesquisas que a ONG produziu/colaborou ou pesquisas produzidas por outras entidades e empresas que ajudem a entender o cenário em que a ONG participa.
  • Mídia – Uma coletânea de notícias onde a ONG foi citada ou notícias que tratem de temas relevantes ao universo de trabalho da ONG.
  • Blog – Um blog da ONG onde além de contar regularmente o que vocês estão fazendo e planejando. O blog também pode hospedar artigos dos gestores e voluntários da ONG explicando/ensinando sobre assuntos relacionados a causa em que ela atua.

Itens de personalização para o site da sua ONG

Para informar sobre a localização da ONG e sobre os locais de realização das ações você pode adicionar mapas do Google Maps, basta seguir as instruções desse link do suporte.

Para documentar o trabalho da ONG você pode inserir galerias de imagens (veja como clicando aqui) ou vídeos do YouTube (aprenda como aqui).

Também é possível integrar planilhas (para prestar contas), documentos e formulários (para cadastro de voluntários) do Google Docs no WordPress.com, veja como fazer nesse documento do suporte (em inglês).

Crie um site gratuito para sua ONG, seja indexado nos mecanismos de busca e centralize suas ações em redes sociais

via Como criar um site para sua ONG — WordPress.com em Português (Brasil)

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Medicamentos na internet: nem todos podem vender

O comércio de medicamentos diretamente para o usuário é uma atividade exclusiva de farmácias e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas