Home / Sem categoria / Canal Minas Saúde

Canal Minas Saúde

Canal Minas Saúde confirma apoio e presença no I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde. 
A jornalista e Coordenadora de Web do Canal Minas Saúde, Adriana Santos, traz a pauta “Promoção a Saúde nas Redes

Inovar para Educar
O Canal Minas Saúde é uma rede estratégica multimídia (Canal Minas Saúde de Televisão, Rádio, Web e Educação a Distância) para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além de ações de promoção à saúde, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma das questões essenciais para a saúde pública é capacitar pessoas, em especial os trabalhadores da saúde. Com a rede Canal Minas Saúde é possível democratizar conhecimento e criar protocolos, possibilitando que a mesma informação chegue aos profissionais espalhados pelo estado, de modo que os 19 milhões de mineiros tenham saúde de qualidade.
O Canal Minas Saúde é composto de mais de 11 mil pontos de recepção do sinal, via satélite, alcançando, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias municipais de Saúde, unidades hospitalares e unidades Farmácia de Minas. Além disso, o Canal tem sua programação exibida em 3.800 escolas estaduais, em parceria com a secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e está presente também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) municipais, 120 presídios e 120 comunidades terapêuticas para dependentes químicos, pontos firmados em convênio com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE-MG).
No ano de 2012, cerca de 45.500 mil alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos e profissionais, por meio do Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância. Com quatro anos de atividades, o Canal Minas Saúde já alcançou praticamente todas as 853 secretarias municipais de saúde. Além suas ações educacionais, o Canal exibe, mensalmente, as reuniões e pactuações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES). Destaque, ainda, para as produções audiovisuais como, por exemplo, “Saúde em Pauta”, programa em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), “Viva Melhor” e “Sala de Espera”, todos voltados para a população em geral e com a proposta de divulgar informações sobre qualidade de vida e orientações sobre o autocuidado.
Objetivos estratégicos:
Com este programa pretende-se atingir os seguintes objetivos:
• Desenvolver a Educação Permanente a Distância;
• Difundir informações, visando ao exercício do controle social no SUS;
• Favorecer a visibilidade do SUS junto à população;
• Difundir programas e vídeos educativos no sentido de fomentar a promoção à saúde e a prevenção das doenças pelos cidadãos;
• Colocar à disposição dos usuários e dos profissionais do SUS, por meio de rádio, web e televisão, informações, notícias, entrevistas e vídeos educativos.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas