Home / Sem categoria / Conitec quer conhecer pacientes e associações do Brasil

Conitec quer conhecer pacientes e associações do Brasil

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abre uma oportunidade para conhecer pacientes e associações que tenham interesse no SUS e na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A proposta é identificar usuários do SUS e associações de pacientes existentes no Brasil e consolidar um banco de dados para ações de participação social que serão realizadas pela Secretaria-Executiva da Comissão. Interessados devem preencher o formulário disponível aqui.

É uma das frentes de trabalho da Conitec promover ações que fortaleçam a participação social no processo de incorporação de tecnologias em saúde no SUS. Isso porque a visão dos diversos atores envolvidos nesse processo colabora para que a ATS aconteça de forma abrangente. Nem sempre existem evidências científicas suficientes ou robustas sobre uma tecnologia em saúde, o uso de um novo medicamento, por exemplo, pode não apresentar informações suficientes sobre seu impacto na vida real de pacientes. Por isso, ouvir sobre as experiências dos pacientes com a doença e que realizam os tratamentos ofertados pelo SUS são fundamentais para elaboração da recomendação pela Conitec.

O envolvimento de pacientes e associações nesse processo pode representar uma oportunidade de melhorar a compreensão de gestores e profissionais de saúde sobre o impacto do uso ou não das tecnologias na vida dos pacientes.

Fonte: Conitec.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *