Home / Blogueiros 2016 / Influência na internet na busca por informações de saúde por Camila Rutka do Portal Minha Vida

Influência na internet na busca por informações de saúde por Camila Rutka do Portal Minha Vida

Entre as iniciativas de sucesso em conteúdo na internet está o portal jornalístico Minha Vida, que também esteve presente na 3º Encontro de Blogueiros. A jornalista e editora-chefe do portal, Camila Rutka, conversou com os participantes sobre a influência da internet na busca por informação.

“O portal Minha Vida recebe diversas perguntas todos os dias pelas nossas redes. Os motivos são diversos: seja porque o médico não respondeu adequadamente uma questão ou até mesmo por vergonha do paciente em questionar e perguntar algo ”, comenta Camila.

A jornalista diz ainda que o cenário da saúde brasileira também é propício para essa demanda. “O acesso à saúde no Brasil é muito desigual. Cerca de 70% da população brasileira depende do SUS. Mesmo sendo um sistema que salva vidas ele tem muito defasagem no atendimento”.

E, se por um lado a cadeia de saúde não é eficiente, por outro, o acesso à informação sobre saúde na internet desperta nas pessoas o cuidado para uma vida mais saudável. O Minha Vida trouxe uma pesquisa do Instituto Ipsos que revela que 86% dos brasileiros pesquisam informações sobre saúde na internet. Sendo que 68% procuram medicamentos, 45% procuram informações sobre hospitais e 41% querem trocar experiências com pacientes que estão passando pela mesma questão.

“Essa pesquisa tem muito a ver com o trabalho que vocês blogueiros desenvolvem. Pois além da busca por informação médica existe a busca por histórias, por pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação”, diz Camila.

Confira a palestra elaborada pela Camila Rutka para o 3º Encontro de Blogueiros da Saúde:

a-influencia-da-internet-na-busca-por-informacao-de-saude-e-a-importancia-da-qualidade-e-credibilidade-do-conteudo-camila-rutka

O 3º Encontro de Blogueiros da Saúde, é uma realização do GRUPAR-RP, Blogueiros da Saúde e Encontrar, contou com apoio institucional do Instituto de Oncologia, Abrale e Vereador Gilberto Natalini e recebeu patrocínio da Merck Serono e Novartis do Brasil.

Confira tudo que rolou no 3 º Encontro de Blogueiros da Saúde http://wp.me/p6s3rS-VH

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Brasil que Enxerga – Compartilhe essa boa notícia!

A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de serviços de saúde em todo o país. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes