Maior programa de saúde ocular da história da rede pública do Estado de São Paulo, o “Vale a Pena Ver” distribui óculos de graça para pessoas com mais de 60 anos operadas de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento anual do Governo do Estado na ação é de R$ 12,6 milhões anuais.
Na cidade de São Paulo, participam do programa o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, Hospital Geral de Taipas, Hospital de Transplantes do Estado e AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidade) Maria Zélia e Heliópolis.
O “Vale a Pena Ver” é oferecido ainda na Grande São Paulo, nos hospitais estaduais de Itapecerica da Serra, Cotia, Carapicuíba e Santo André, e no Hospital Padre Bento (Guarulhos), Hospital Geral de Pirajussura (Taboão da Serra) e nos AMEs Santo André e Mauá.
Para participar, a pessoa que passa pela cirurgia e recebe a prescrição médica para uso de óculos pode escolher a armação que preferir, entre 30 opções disponíveis, na própria unidade médica ou local a ser indicado.
Os pedidos são encaminhados à Secretaria da Saúde e os óculos são enviados à residência do paciente, via correio, assim que estiverem prontos.
Fonte: Portal do Governo do Estado