Home / Notícias / Conitec atende clamor dos pacientes brasileiros e libera conteúdo das reuniões em novo canal do youtube

Conitec atende clamor dos pacientes brasileiros e libera conteúdo das reuniões em novo canal do youtube

O controle social se uniu e não desistiu! A Conitec não pode resistir e as reuniões foram liberadas em um novo canal da Conitec no Youtube. Os pacientes brasileiros agradecem o grande avanço na transparência do trabalho da Conitec, afinal, nada por nós, sem nós – os pacientes que realmente importam.

Foram mais de 21 itens analisados pelo Plenário que concluiu os trabalhos em três dias, via plataforma digital

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) divulga os vídeos da 88ª Reunião Ordinária, ocorrida nos dias 07, 08 e 09 deste mês. Foram três dias de deliberações e análise de mais de 21 itens da pauta. Plenário e participantes se reuniram pela primeira vez via plataforma digital, em razão da pandemia do coronavírus. Uma experiência já havia sido feita na edição anterior, mas somente com alguns membros conectados à internet. Com o andamento positivo dos trabalhos, o Plenário decidiu, ainda durante a 87ª Reunião, ocorrida nos dias 03 e 04 de junho, pela gravação e disponibilização do conteúdo no site oficial das reuniões futuras realizadas via videoconferência.

A iniciativa permite que interessados tenham acesso ao conteúdo debatido pela Comissão. Não há participação de ouvinte no formato remoto, mas é possível ter acesso ao vídeo da reunião gravada. Tal proposta já vinha sendo estudada e agora se confirma como mais um passo ao acesso à informação e transparência nas deliberações da Conitec.

Clique aqui para acessar os vídeos.

Pauta

As pautas das reuniões sempre são previamente publicadas na página da Comissão e atualizadas ao final de cada uma das sessões, com as recomendações do Plenário. Um dos temas tratou da incorporação da dabigatrana para prevenção do acidente cerebral vascular (AVC) em pacientes acima de 60 anos com fibrilação atrial não valvar, o tipo mais comum de arritmia cardíaca. O tema seguirá para consulta pública com recomendação não favorável à incorporação.

Também esteve em pauta a possível ampliação das dosagens do medicamento levotiroxina sódica no Sistema Único de Saúde para o tratamento do hipotireoidismo congênito. A demanda analisada pela Conitec amplia o que já preconiza o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) atual da doença (com a disponibilização na rede pública de comprimidos de 25, 50 e 100 microgramas (mcg)). Se recomendada, serão incluídos comprimidos com as dosagens de 12,5 e 37,5 mcg. O Plenário é favorável à ampliação. O tema seguirá para consulta pública.

Confira os demais temas tratados.

Fonte: Conitec.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes