Home / Eventos / Metade dos paulistanos não praticou atividade física nos últimos 12 meses

Metade dos paulistanos não praticou atividade física nos últimos 12 meses

O dado é da pesquisa da Rede Nossa São Paulo. Estudo também aponta que mulheres são as mais sedentárias. Falta de tempo é o principal motivo apresentado, seguido de questões econômico-financeiras, preguiça e desmotivação.

Os números mostram que graves problemas de saúde têm crescido no Brasil: nos últimos 13 anos, o índice de obesidade aumentou 67,8, enquanto a hipertensão já chega a 24,7% da população. As doenças cardiovasculares matam cerca de 360 mil pessoas por ano no País.

Uma das alternativas para se combater esses fatores é a prática regular de atividades físicas. Mesmo assim, segundo índice divulgado em setembro pela Rede Nossa São Paulo, quase metade da população paulistana não praticou qualquer exercício nos últimos 12 meses.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que praticar ao menos 150 minutos de atividades físicas por semana agrega benefícios à saúde. Segundo o levantamento, apenaMetade dos paulistanos não praticou atividade física nos últimos 12 mesess 37% dos paulistanos praticam esporte ou fazem exercícios físicos; 15% praticaram nos últimos 12 meses, mas não atualmente; e 48% não praticam e nem praticaram nesse período. “O ser humano foi feito para se movimentar, contudo, cada vez mais passamos horas sentados em frente à televisão, olhando o celular ou no transporte público. É preciso, com a devida orientação médica, inserir uma rotina semanal de exercícios e entender que essa prática não é negociável”, afirma o profissional de Educação Física Rogério Duarte dos Santos, Administrador de Eventos Esportivos e Recreativos da Coordenadoria de Esportes da AFPESP.

Apaixonada por yoga, a aposentada Maria Nazaré, 76, levou um tombo há três anos e ficou com dores no ombro direito, por conta de dois tendões rompidos. “Os médicos queriam me operar, mas eu pedi para meu instrutor da academia organizar um programa especial para eu conviver com essas lesões e não sentir dor. Graças à musculação, com disciplina e orientação adequada, estou muito bem, com a saúde em dia”, conta ela, que pratica musculação há 35 anos. Dona Maria faz atividades físicas duas vezes por semana na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

 

Vale lembrar que atividades como corrida ou caminhada, bicicleta, além da natação, consideradas aeróbias, melhoram a circulação e a respiração. A musculação fortalece os músculos, aumenta a densidade óssea, previne a perda muscular, diminui a chance de lesões e dores nas costas e artrite, além de contribuir para o controle do peso corporal.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 13 anos, o índice de obesidade no Brasil aumentou 67,8%. O problema já alcança 19,8% da população. Ou seja, um a cada cinco brasileiros pode ser considerado obeso, com maior recorrência nas mulheres: 20,7% da população feminina apresentam obesidade, contra 18,7% dos homens.

 

A pesquisa da Rede Nossa São Paulo mostrou, também, que as mulheres são as mais sedentárias: 64% delas não praticam atividades físicas. Entre os motivos apresentados: a falta de tempo (39%) é o principal, seguidos de questões econômico-financeiras (24%) e preguiça e desmotivação (20%). “ Para afastar a preguiça, ações simples como deixar de pegar elevador e escada rolante podem ser um bom começo para iniciar uma prática regular, pois já começam a trazer benefícios para a saúde. Mas lembre-se, caminhar é gratuito! Comece com pequenos percursos, de pouco mais de 20 minutinhos diários, seja descendo duas paradas de ônibus antes e fazendo o restante a pé, ou até passeando com o animal de estimação. O importante é iniciar uma prática e transformá-la em um hábito saudável”, indica Rogério.

 

Caminhando Juntos

 

Para incentivar a prática esportiva de seus associados, a AFPESP realiza diversos eventos periodicamente em suas regionais, contando com a participação de cada vez mais inscritos. O próximo será em comemoração aos 88 anos da entidade, com o tema “Caminhando Juntos”. Em 9 de novembro, um sábado, a partir das 9h, 15 regionais irão oferecer circuitos de caminhadas de 1,5km a 6km. “Organizar atividades como essa é uma maneira efetiva de convidar nosso associado a adotar hábitos mais saudáveis e investir em qualidade de vida”, afirma Adevilson Custodio, Coordenador de Gestão Administrativa das Unidades Regionais. Todos os participantes terão a pressão arterial aferida antes da caminhada.

 

Locais do evento
Serviço
  • Caminhando Juntos — 88 anos com a AFPESP
  • Data: 9 de novembro. Horário: às 9 horas
  • Valor: R$ 20
  • Kit com uma camiseta do evento

Mais informações em http://www.afpesp.org.br/2-afpesp/1155-caminhando-juntos-88-anos-com-a-afpesp

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes